Semas participa da primeira reunião do conselho gestor da APA

14 de outubro de 2025

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) participou da primeira reunião extraordinária do conselho gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, que aconteceu no Complexo de Atendimento ao Produtor Rural, em São Félix do Xingu, sudeste do Pará. Na reunião, ocorreu uma apresentação detalhada do projeto em execução da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URTX).

Como representante da Semas, esteve presente a diretora Indara Aguilar, da Diretoria de Mudanças Climáticas (Dimuc), que apresentou as próximas ações do Plano de Atuação Integrada. Na reunião, ela destacou que já foram realizadas reuniões com as secretarias municipais de São Félix do Xingu e com as secretarias estaduais, a fim de alinhar as demandas locais às iniciativas apoiadas pelo Governo do Estado.

Além da vistoria em estradas e pontes para manutenção de obras, que será realizado pela Secretaria de Infraestrutura do Pará (Seinfra) e o apoio da Secretaria de Educação (Seduc) visando a melhoria na infraestrutura das escolas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), prevê a realização de mutirões de regularização ambiental e hídrica na região da APA Triunfo do Xingu.

O projeto da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URTX), desenvolvido pelo Governo do Pará, por meio da Semas e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), firmou a concessão de uma área de 10,3 mil hectares na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu. O Plano de Atuação Integrada leva benefícios para área, gerando empregos e renda, incluindo regularização ambiental e fundiária, investimentos em segurança, educação, logística, saúde, comunicações, equipamentos e serviços públicos.

Representantes da Triunfo Xingu, consórcio firmado para executar as ações de restauração da URTX, também participaram da reunião e apresentaram ações planejadas para o início das operações na área, os investimentos previstos e as demandas por mão de obra, além da necessidade de mudas e sementes para iniciar as atividades de recuperação florestal.

Pela concessionária estiveram presentes Munir Soares, diretor-executivo e sócio fundador da empresa Systemica — que atua na área desde 2022, quando iniciaram as atividades de conservação, Ricardo Zwarg (diretor técnico) e Almir Jacomelli (diretor operacional da restauração florestal).

O Pará é o primeiro estado a assinar um contrato para concessão de reflorestamento de terras públicas no Brasil com aproveitamento de Crédito de Carbono de Restauração (ARR).

Texto: Vitor Hugo Ribeiro - Ascom / Semas